segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mobilização de alunos UERN por descaso de Rosalba Ciarlinini






Os alunos da UERN, em apoio aos professores e, também, se sentindo prejudicados pela falta estrutura do Campus/Natal, resolveram fazer esse protesto como forma de divulgar o descumprimento de acordo firmado,anteriormente, com funcionários e professores da referida instituição.

Vale salientar que será a segunda greve, em menos de um ano, do Governo Rosalba, demonstrando a falta de compromisso com estudante, professores e funcionários administrativos.

E você? Vai ficar parado, não vai reagir a esse governo inerte e desrespeitoso?

domingo, 29 de abril de 2012

Diogo Lopes RN: Fascinante, intocável, pura


Imagine um lugar repleto de natureza exuberante por todos os lados? Um pedaço do paraíso onde o visitante pode encontrar uma variedade ambiental impressionante, como mar, mangue, restinga, rio, estuário, dunas, falésias, coqueirais, caatinga, tabuleiros e lagoas?

Diogo Lopes, a 25 km de Macau e a 215 km da capital potiguar, é uma praia quase desconhecida, com uma natureza intocável. Fica entre as comunidades de Barreiras e Sertãozinho, que fazem parte de uma grande reserva ambiental e são formadas por gente simples e acolhedora.

Para preservar esse paraíso, a comunidade criou a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão, com projetos produtivos para a pesca e para o turismo ecológico. A comunidade tem consciência que deve manter o meio-ambiente intacto, evitando que a região seja tomada por estrangeiros e pelo turismo predatório, sem planejamento.

Em Barreiras, comunidade a 3 km de Diogo Lopes, uma faixa de areia alva e fina, com pouca vegetação de mangues, serve de porto seguro para pescadores cansados e é também usada como lugar de diversão para a comunidade. Na praia de Chico Martins, é possível visitar a Ilha do Tubarão, que inicia a restinga que forma a reserva ambiental.

Ao longo da baía Ponta do Tubarão, pequenas ilhas formam um estuário com manguezais, repleto de vida marinha e aves migratórias. A restinga abriga alguns "ranchos" (casa de taipa feita por pescadores na beira da praia para tratar o peixe, guardar material e descansar entre uma pescaria e outra) e um longo braço de mar cercado de coqueirais.

O estuário é protegido pelo Rio Tubarão. O cenário, totalmente integrado e exuberante, resulta num rico ambiente, povoado por uma grande diversidade de animais e com direito a ponto de desova de tartarugas.

Por trás da vila de pescadores, as dunas móveis formam grandes falésias, que encontram a caatinga, separando o sertão e o mar numa cena única, mágica. Essencialmente uma comunidade pesqueira, Diogo Lopes se estende por Sertãozinho e Ponta de Pedra.

A pesca artesanal é feita em alto mar, na costa e nas enseadas e marés. Os botes, jangadas, barcos a motor, canoas e ioles se concentram nessa comunidade, respondendo por quase 80% do pescado da região de Macau e contribuindo, desta forma, para a economia local.


Fonte: http://fotolog.terra.com.br/emocoesviagens:263    Acessado 29.04.2012

Fotos do acervo pessoal do blogueiro

sábado, 28 de abril de 2012

Cerveja deixa homens mais inteligentes, diz pesquisa

Christopher Furlong/Getty Images
Beber cerveja
Homens ficam mais espertos quando bebem cerveja, de acordo com pesquisa

São Paulo – Já dizia o cantor pernambucano Chico Science. “Uma cerveja antes do almoço é muito bom para ficar pensando melhor”. Uma pesquisa feita pela Universidade de Illinois, em Chicago, parece comprovar uma parte do verso da música citada acima. Independente da hora do dia, homens que bebem cerveja ficam mais inteligentes.
 
 
 
 
 
Os pesquisadores descobriram que, após ingerir algumas cervejas, os homens conseguiram resolver mais jogos de quebra-cabeças, e mais rápido, do que seus oponentes sóbrios, segundo o NY Daily News.

Os pesquisadores selecionaram um grupo de 40 homens, aos quais foram dadas três palavras. A eles foi delegada a missão de encontrar uma quarta, que fizesse correspondência com as outras três. Por exemplo, a palavra “Queijo” poderia combinar com “Cottage”, “Roquefort” ou “Suíço”.
 
 
 
 
Eles foram separados em dois grupos iguais. Uma metade bebeu duas tulipas de cerveja (quantidade considerada moderada) e a outra ficou sem nada. O grupo que ingeriu cerveja resolveu 40% mais jogos. Eles também levaram 12 segundos para resolver cada problema, enquanto o grupo que não bebeu gastou 2,5 segundos a mais.


A pesquisa lança uma luz para tentar explicar por que escritores com problema de alcoolismo, como Ernest Hemingway e Charles Bukowski, produziram obras artísticas de grande valor criativo.

Fonte  exame.abril.com.br/  Acessado 28.04.2012

Prefeito e vereadores na cadeia: 'Filas' para fraudar licitações

Espírito Santo tinha ‘filas’ parafraudar licitações

O inquérito da Policia Federal na Operação Lee Oswald, no Espírito Santo, descobriu uma quadrilha que organizava “filas de empresários” para fraudar licitações no Estado e municípios, incluindo a região metropolitana de Vitória. Escutas telefônicas autorizadas pela Justiça comprovam o esquema e indignaram o desembargador Pedro Valls Feu Rosa, presidente do Tribunal de Justiça, que meteu na cadeia, entre outros, um prefeito, quatro vereadores e quinze empresários.

Fonte claudiohumberto  Acessado 28.04.2012

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Macau:Professores rechaçam a proposta do prefeito

Professores rechaçam a proposta do prefeito

Reunidos em assembleia na tarde de hoje, 27 de abril, no auditório do Porto de Ama, os profissionais do magistério da rede pública municipal de Macau, indignados, rechaçaram a vergonhosa proposta (veja no final do post) enviada pelo secretário da Educação, a mando do prefeito.
Sinal da completa falta de compromisso com a comunidade escolar, a proposta enviada pelo secretário da Educação gerou muito mais desconfiança e descrença na política educacional da atual administração. Sem nenhuma justificativa para o descumprimento da Lei do Piso Salarial e também do estatuto do Magistério, o secretário enviou uma tabela cujos valores rebaixam ainda mais, comparado-se com os vencimentos de 2011, a remuneração do professor em 2012.
Pelos valores apresentados, o professor com nível superior em início de carreira passa a perceber um vencimento menor ao do professor de nível médio.
Araújo Neto, coordenador do Sinte-RN/ Regional Macau, informou que assembleia decidiu apresentar uma contraproposta na próxima semana, e também já apresentou um indicativo de paralisação das atividades na próxima quinta-feira 03/05/2012. 

 
 
 Fonte:Blog MacauEducação Acessado em 27.04.2012


Ministério da Justiça recomenda o fim das prisões disciplinares nas PM's

sexta-feira, 27 de abril de 2012



RECOMENDAÇÃO 012 , DE 20 DE ABRIL DE 2012.


A Plenária do Conselho Nacional de Segurança Pública – CONASP/MJ, em sua décima sexta reunião Ordinária, realizada nos dias 19 e 20 de abril de 2012, no uso de suas competências regimentais e atribuições instituídas, e
Considerando que a Disciplina e Hierarquia são os pilares basilares das instituições militares estaduais, e que estas serão mantidas e preservadas;


Considerando a necessidade de adequação dos regulamentos disciplinares das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares Estaduais aos preceitos da Constituição Cidadã de 1988, bem como em suas emendas constitucionais;
Considerando o resultado dos princípios, mais notadamente os 3 e 10, e nas diretrizes 21, da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, que identificam a necessidade de adequação Constitucional dos regulamentos disciplinares das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados;


Considerando o Art. 1º da Portaria Interministerial nº 2, de 15 de dezembro de 2010, que estabeleceram as Diretrizes Nacionais de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurança Pública,
Considerando o Art. 2º da Portaria Interministerial nº 2, de 15 dezembro de 1010, estabelece que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e o Ministério da Justiça deverão estabelecer mecanismo para estimular e monitorar iniciativas que visem à implementação de das diretrizes da PI nº 2 de 15 de dezembro de 2010;


Considerando a Diretriz nº 1, da Portaria Interministerial nº 2, assim assevera in verbis: Adequar às leis e regulamentos disciplinares que versam sobre direitos e deveres dos profissionais de segurança pública à Constituição Federal de 1988;


Considerando o parecer elaborado pela Câmara Técnica, “Instituições Policiais” do CONASP, recomenda o fim das penas privativas e restritivas de liberdade para punições de faltas disciplinares.
 
 
Fonte: http://qthdanoticia.blogspot.com.br/

Fux critica decisão da CCJ que autoriza Congresso a derrubar atos do órgão

FotoMINISTRO LUIZ FUX








O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux criticou, nesta quinta-feira (26), a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) que aprovou por unanimidade a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza o Congresso a derrubar atos normativos do Poder Judiciário. "A instância reflexiva do poder Judiciário só se instala quando há uma inação do Parlamento", disse Fux durante o julgamento sobre cotas raciais em universidades públicas, que acontece hoje. O projeto se tornou prioridade da bancada evangélica após a decisão do Supremo que autorizou o aborto de fetos anencéfalos


Fonte: claudiohumberto.com.br/

Governo do RN só vai na pressão: Juíza fiscaliza cumprimento de melhorias no CEDUC Pitimbu

A juíza Ilná Rosado Motta, da Vara de Infância e Juventude e do Idoso de Parnamirim, nesta manhã uma inspeção no Centro Educacional Pitimbu (CEDUC- Pitimbu). A inspeção contou também com a participação do juiz corregedor, Paulo Maia, e o presidente da Fundac, Getúlio Batista da Silva Neto. A imprensa acompanhou toda a inspeção.

O objetivo foi constatar, in loco, o que já foi cumprido da decisão judicial que determinou a reforma da instituição. Das determinações, ela verificou que esta sendo feita a restauração e elevação do muro que circunda a Unidade de Internação para, no mínimo 5,0 metros, conforme previsto no SINASE, bem como constatou a reforma do Pavilhão 3 do CEDUC- Pitimbu, que também está em andamento.

A magistrada determinou, através de comunicação ao Comando da Polícia Militar, que aumente o efetivo policial no local, haja vista o reduzido número de policiais que fazem a segurança do estabelecimento, para que assim passe a funcionar a contento, já que as medidas socio-educativas não podem ser aplicadas no momento por falta de segurança para os funcionários.
Reformas sendo feitas no Pavilhão 03
A juíza Ilná Rosado Motta e o juiz corregedor Paulo Maia
Juíza fiscaliza cumprimento de melhorias no CEDUC Pitimbu


Fonte: site Tribunal de Justiça do RN  Acessado em 27.04.2012 

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Professores da Uern aprovam indicativo de greve






Em assembleia realizada na manhã de hoje a Associação dos Docentes da Uern (Aduern) aprovou o indicativo de greve para o dia 2 de maio, na quarta-feira da próxima semana, que seria o dia do início do semestre letivo. Se até este dia o Governo do Estado não apresentar solução para cumprir o acordo feito com a categoria no ano passado, quando garantiu o primeiro reajuste salarial para abril deste ano, será realizada mais uma greve na universidade.

“Não temos mais proposta para apresentar, queremos apenas que o acordo feito no ano passado seja cumprido”, disse o presidente da Aduern, Flaubert Torquato (foto). Segundo o presidente, representantes da categoria irão a Natal amanhã para se reunir com o secretário-chefe do Gabinete Civil Anselmo de Carvalho, a fim de cobrar explicações sobre a razão de o reajuste não ter sido efetivado nos contracheques dos professores.
 
 

Desabafo sobre a educação em Macau, por Javaerton Souza

MEU DESABAFO DIANTE DA SITUAÇÃO ATUAL

DA EDUCAÇÃO DE MACAU

Por Javaerton Souza

É possível? Um secretário de educação não apoiar projetos que são direcionados a pesquisa e extensão? Um secretário que não apóia a iniciação científica no que se refere ao apoio financeiro e ainda por cima tratar com desdém as pessoas que o procuram em seu gabinete?

Existe uma grande diferença em ser grosseiro e ser mau educado. Qual será pior? Com certeza o mau educado, pois o mesmo teve educação mas não trata seu semelhante como tal. Já uma pessoa grossa ou grosseiro, comumente são pessoas que não tiveram formação e por isso consideram o jeito dele de tratar as pessoas como uma coisa normal. Mas será que uma pessoa com uma formação tem grande capacidade de ser os dois ao mesmo tempo? Sim, pode sim e você encontra uma figura dessas em um lugar que poderia ser guardado por um educador, que saiba tratar as pessoas como sua própria imagem e semelhança.

Uma pessoa que se comporta como tal, com certeza demonstra que apesar de sua formação na academia e sua posição diante da sociedade, não tem a mínima capacidade de lidar com uma responsabilidade tão grande que é gerir a pasta da EDUCAÇÃO. Essas palavras formam um desabafo e vou até o fim do mundo se preciso for pra mostrar as pessoas que por trás de um rostinho lindo e um corpo escultural esconde-se uma criatura tão pequena. Afinal, educação ficou pra poucos.

Mas o que esperar de uma pessoa que não entende de educação? Aguardemos. As eleições estão chegando e nosso valor é tremendo, afinal, está em nossas mãos elegermos os responsáveis para fazer uma política séria, que atenda realmente os anseios do povo e não a alimentação de seu pobre superego medíocre.

Parabéns Macau, terra abençoada e rica, porém pobre por abrigar figuras tão mesquinhas que acham que o povo é lixo. Agora entendam porque nesse país não se investe em educação como deveria. É simples: com uma educação de qualidade as pessoas se tornam seres com consciência política e um olhar crítico diante das situações, seres que pensam, criticam, opinam, reagem, questionam. Entenderam porque não é de interesse para a política nacional, estadual e municipal que a Educação seja prioridade? Medo e nada mais! Vou enfrentar essa situação, vou aguardar eles em minha porta pedindo, vou vê-los em seus comícios dizerem que a saúde e educação são prioridades.

Acorda meu povo, a mudança depende de nós. Divulguem, essa será uma forma de conscientização. O povo unido é povo vencedor!!! Salvem a educação, nossos filhos irão agradecer...



Fonte:  Blog MacauEducação (http://educacaomacau.bolgspot.com.br/)  Acessado em 26.04.2012

ONU ‘abraçou’ revolução digital das mídias sociais, diz Chefe do Departamento de Informação Pública



O Chefe em exercício do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas, Maher Nasser, afirmou na segunda-feira (23/04) que a ONU “abraçou” a revolução digital promovida pelas mídias sociais. Na campanha para a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), “O Futuro que Queremos”, mais de seis milhões de usuários online já participam das conversas globais sobre desenvolvimento sustentável.

Veja mais em http://www.ounu.org.br/ 

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Governo do RN não cumpre acordo e professores da UERN se reunirão em assembleia

Reajuste não é confirmado e ADUERN convoca Assembleia

Em audiência com o reitor Milton Marques realizada na noite de ontem, 23, a diretoria da ADUERN foi informada que nos contracheques dos professores da UERN do mês de abril não consta o reajuste de 10,65% acordado com o Governo do Estado em setembro do ano passado. O acordo pôs fim à greve de 106 dias na Universidade e previa o pagamento de 10,65% para abril de 2012; 7,43% para abril de 2013; e 7,43% para abril de 2014.

O Reitor ainda informou que nesta quarta-feira, 25, irá se reunir com o secretário chefe do Gabinete Civil do Estado, Anselmo Carvalho, e com o Consultor Geral do Estado, José Marcelo Costa, para obter informações sobre a tramitação do Projeto de Lei que altera os salários dos professores da UERN, que se encontra na Consultoria Geral do Estado desde janeiro de 2012, quando o mesmo já deveria ter sido enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa.

Ciente da demora da tramitação do Projeto de Lei, no início de março, a ADUERN solicitou uma audiência à Governadora Rosalba Ciarlini, mas, até o momento, não teve a solicitação atendida.

Tendo em vista o descumprimento do acordo, a ADUERN irá realizar Assembleia Geral Extraordinária com os professores para que a categoria se posicione com base nessas informações. A assembleia será realizada nesta quinta-feira, 26, às 9h na sede da entidade em Mossoró.

Segundo o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, os professores encontram-se indignados com a insensatez do Governo do Estado. “É uma demonstração de descaso, desrespeito e falta de compromisso”, afirma o docente.



 
Confira a convocação:

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
C O N V O C A Ç Ã O
 
 
A Diretoria da Associação dos Docentes da UERN – ADUERN/Seção Sindical do ANDES/SN, no uso de suas atribuições legais e regimentais, CONVOCA todos os professores da UERN para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará na Área de Lazer Prof. FRANCISCO MORAIS FILHO, no dia 26 de abril de 2012, quinta-feira, em primeira convocação, com 20% do número de sindicalizados, às 08:30 horas, em segunda convocação com 10% do número de sindicalizados, às 08:45 horas, ou, em terceira e última convocação, com qualquer quorum, às 09:00 horas, oportunidade em que será apreciado o seguinte ponto de pauta:
 
 
 
 
1 – Discussão e deliberação sobre Reajuste Salarial.
 
 
Mossoró (RN), 24 de abril de 2012
 
 
 
Prof. Flaubert Fernandes Torquato Lopes
Presidente

Artigo: Permanência inoficiosa ou descaso merecido

 


Major Castelo Branco
Ou descanso merecido? Eis uma questão que tem provocado polemica no âmbito da corporação policial militar do Estado do Rio Grande do Norte e também noutras polícias pelo Brasil afora, afinal são vinte e seis Estados mais o Distrito Federal, que têm as suas próprias policias ostensivas. O serviço policial é de dedicação exclusiva e exige uma dose espetacular de esforço, empenho e desempenho.
Pois bem, durante a carreira de um militar estadual, que diga-se em primeira instância, é árdua, conflitiva, estressante e além de tudo, arriscada, tal militar, seja ele oficial ou praça, deve estar ciente de que tem por dever trilhar um caminho de pelo menos trinta anos de efetivo serviço. De fato, depois deste tempo, tendo passado por uma vasta experiência de trabalho e que com certeza, terá servido pelo menos em cinco unidades diversificadas, exceto se for especialista tal como músico, médico, dentista, enfermeiro etc, chega o homem à exaustão pelo trabalho realizado. Muitas das vezes os serviços são de vinte quatro horas ininterruptas, ou nas outras atividades também não menos estressantes. O serviço de polícia ostensiva é muito puxado.
Então, o que seria melhor para um integrante da Polícia Militar depois de, com muita sorte, conseguir alcançar aos seus sonhados anos de conclusão de trabalho, sem ter sido ferido, agredido, às vezes vilipendiado ou mesmo processado, o mais comum, em virtude dos ossos do ofício cotidiano? Ir para casa com direito ao seu merecido repouso, do lar com os seus no aconchego da família, é o que todos almejamos, ou ficar numa espécie de permanência inoficiosa, agregado ao setor de pessoal da instituição, sem função específica?
De nossa parte, com certeza, ao longo dos nossos quase vinte anos de serviço, a maior parte deles realizado nas ruas, nos escritórios transmudados de viaturas com escrivaninha de bordo e um rádio alerta às ligações ao centro de operações policiais que nos levam direto ao socorrimento e ao atendimento de ocorrências ou a quem mais precise, preferimos a primeira hipótese, até porque, depois de trinta anos de efetivo serviço ostensivo de segurança pública, é necessário que saiamos, descansemos e desta forma, desocupemos lugares que propiciarão aos demais que vêm logo abaixo, oportunidade de desempenharem também a sua parte no processo democrático do exercício da segurança ostensiva.
Mas eis que acontece que tem pessoas que creem que nada mais podem fazer ao acabar o exercício árduo da atividade policial. Ledo engano. Na verdade, a carreira de um policial militar é uma das mais puxadas no mundo do trabalho, todavia, nem por isso devemos pensar que nada mais podemos fazer, pelo contrário, ao chegarmos perto do que chamamos hoje de melhor idade, onde encontraremos mais tempo, o mundo se abre para nós. Depois deste tempo de labor, podemos viajar, ter novas experiências, estudar, enfim, desenvolver mais de mil atividades que podem transformar para melhor, nossas vidas.
Faltando apenas doze anos para completarmos nossa jornada na Policia Militar, a qual com muito orgulho e fervor servimos até agora, porque lidamos com o que gostamos, já começamos a traçar planos para o nosso futuro que somente à Deus pertence. Com certeza, ao completarmos nosso tempo de aposentadoria, certamente, iremos tomar o caminho do merecido repouso, até porque achamos que fazemos jus a isso. A não ser, a priori, se estivermos ocupando um cargo do tipo comando geral, ou dos grandes comandos dos quais fazem parte o Comando do Policiamento do Interior, Comando do Policiamento da Região Metropolitana ou mesmo os Comandos de Policiamento Regionais ou ainda numa outra função de Estado.
Não estaremos esperando agregados numa espécie de permanência inoficiosa onde estaremos ocupando vagas e não cedendo espaço para os mais jovens, com novas ideias, que com certeza, com a devida oportunidade, farão crescer a Corporação Policial Militar, tanto quanto os mais antigos fizeram ao longo destes 178 anos de existência. Pois o nosso lema diz: Vigilantis Semper, mas com o devido e merecido repouso depois do tempo de efetivo serviço.

Comentário do Blog:

Certamente, nobre oficial, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte e a população potiguar merecem uma renovação nos quadros de tão importante instituição de segurança pública, seja praça, seja oficial.

Essa renovação torna-se imperiosa na medida em que se observa o atual cenário político-jurídico brasileiro, onde vige o Estado Democrático de Direito.

Essa nova ordem, conquistada pelos brasileiros em 1988, com a promulgação da Constituição, trouxe importante contribuição no que tange aos Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão.

Tamanha foi sua importância que a Carta Magna de 1988 especifica e assegura, esses direitos, antes mesmo de tratar da formação do Estado, ou seja, os Direitos e Garantias Fundamentais do Cidadão são tratados no Título II, a partir do art. 5º e a Organização do Estado no Título III, a partir do art. 18.

Portanto a gloriosa PM precisa se adequar a esse firmamento constitucional, modificando práticas e, principalmente, renovando seus quadros, com vista a sua inserção em uma ordem político-jurídico-social posta, fundamentada na cidadania e na dignidade da pessoa humana.

Brasil!



Robinson Faria aponta “falta de investimento na segurança”

Robinson Faria aponta “falta de investimento na segurança”

by Soldado Glaucia
Vice-governador e presidente estadual do PSD, Robinson Faria voltou a fazer enfáticas críticas ao Governo Rosalba Ciarlini e ao senador José Agripino Maia. O presidente estadual do PSD acusou a governadora de estar acabando com o Programa do Leite e sucateando a segurança pública. Durante entrevista à emissora de televisão Band Natal, o vice-governador lamentou os baixos investimentos na segurança pública do Estado. "Não existe política pública para a segurança no Estado. Apenas R$ 7 milhões (são investidos) no ano. A segurança está sucateada", destacou Robinson Faria durante a entrevista ao programa.
Durante a entrevista, Robinson Faria deixou a mostra a mágoa do senador José Agripino Maia e da governadora Rosalba Ciarlini. Ao presidente nacional do DEM creditou o papel de "mentor" do racha político de Rosalba com Robinson Faria. Já sobre a própria gestora estadual o vice sentenciou: "Esse governo é da ingratidão: quem mais lutou para eleger Rosalba está fora do governo. Quem ganhou, perdeu", completou.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Homenagem ao professor Benito Barros, macauense peculiar...

Minha admiração por esse cidadão macauense se deu pela simplicidade e humildade com que levava à vida. Confesso, não era íntimo. Também... poderá, ele fez parte de outra geração, mas fui seu contemporâneo e tivemos alguns "dedinhos" de prosa, onde percebi sua peculiar característica de referir-se, aos amigos e pessoas próximas, com palavras, digamos assim... não tanto convencionais.

Ao participar da homagem ao cidadão macauense, Benito Barros, dia 21 de abril de 2012, em Macau, tive uma surpresa, agradável, por sinal: conheci duas irmãs do saudoso Imperador Bena I, como os amigos mais próximos se referem ao professor Benito. 

Por que agradável? Explico. Ao me aproximar do local onde estava ocorrendo tal evento, sorte minha, deparei-me com elas convidando-me para sentar, pois tinha mesa disponível. Me passaram uma sensação de paz muito boa. Portanto me senti agradavelmente recepcionado.

De forma que aproveito a oportunidade e registro, nesse espaço, meus agradecimentos em tê-las conhecido. 

Fotos 

Essas são as irmãs de Benito presentes ao evento
Foto retirada de http://www.macauemdia.blogspot.com.br/


Eu e o cidadão macauense, professor Nazareno, um batalhador em favor da educação em Macau.





Essa não podia faltar. Doroteia, conhecida coma cigarra do sal.




Ex-Prefeito, José Antônio Menezes, prestigiando o dia de Benito Barros...



 Prefeitável Odete Lopes e Mario Sérgio, seu marido, também prestigiando o dia de Benito Barros...


Banda de Música de Macau se apresenta no evento..




Fenômeno da natureza registrado em dia de Benito Barros


segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cachoeira será transferido do RN para Brasília....rsrsrs Lá estará mais perto dos iguais ou não?


Felipe Recondo, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, será transferido de Mossoró (RN) para Brasília nos próximos dias. O desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Tourinho Neto, aceitou o pedido de transferência feito pelos advogados de Carlinhos Cachoeira. De acordo com o TRF, o desembargador afirmou, em sua decisão, que Cachoeira não cometeu nenhum crime hediondo e não representa alto risco para a sociedade.
mentavam que não havia necessidade de seu cliente ficar no presídio federal de Mossoró, onde a rotina de segurança foi apontada como desnecessária, já que seria a primeira vez que ele era preso.
Além disso, os advogados afirmavam que tinham dificuldades para despachar com o cliente e que a família de Cachoeira tinha problemas para visitá-lo, devido à distância. Ele ficará na área reservada a presos federais no presídio da Papuda, no Distrito Federal.

Fonte: estadao.com.br   Acessado 16.04.2012

sábado, 14 de abril de 2012

Prêmio para o Senador Demóstenes...

 MP pode pedir a aposentadoria de Demóstenes


Senador Demóstenes Torres DEM/GO



Na hipótese de cassação de mandato e suspensão dos direitos civis do senador Demóstenes Torres (GO) pelo Supremo Tribunal Federal, o colégio dos procuradores do Ministério Público de Goiás avalia recorrer à Justiça para condená-lo a aposentadoria compulsória do cargo de procurador-geral de Justiça de Goiás. Ele está licenciado desde 2001, quando disputou pela primeira vez uma vaga para o Senado, pelo PFL.


Fonte: claudiohumberto  acessado em 14.04.2012

Presidente do Senado, José Sarney, procura hospital Sirio-Libanês


14/04/2012 | 18:07

Com fortes dores de cabeça, Sarney procura o hospital Sírio-Libanês

Foto: Agência Brasil
FotoJOSÉ SARNEY VIAJA A SÃO PAULO PARA FAZER EXAMES
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), está voando nesse momento para São Paulo, onde deverá se internar no hospital Sirio-Libanês. Ele teve fortes dores de cabeça na noite passada e resolveu, ele mesmo, procurar os médicos do Sírio para uma avaliação mais detalhada. Essa semana, segundo pessoas próximas a ele, Sarney mostrou grande ansiedade e desconforto por causa de agravamento de um problema de saúde da mulher, dona Marly, e também por causa da crise política que descamba para a abertura de uma CPI no Congresso Nacional. Na última semana ele esteve em Abadiânia de Goiás acompanhando dona Marly numa consulta espiritual com o médium João de Deus, o mesmo que atendeu o ex-presidente Lula e foi entrevistado pela jornalista americana Oprah Winfrey.

Fonte: claudiohuberto.com

"Rosalba vai nomear concusados PC e PM" diz Dep. Nelter Queiroz pelo twitter




 me garantiu que agora em maio vai nomear os concursados da Polícia Civil e suplentes da PM.

Caos na Educação de Macau


Professores protestam contra o nefasto governo Flávio Veras, um dos piores prefeitos de Macau, que ignorou a Educação do município e nunca valorizou os profissionais.

Diante de um caos cultural na Educação de Macau, ainda tem gente besta que defende publicamente esse modelo de gestão fadada ao fracasso. O blog Macau Educação (link ao lado), escrito pelo professor Nazareno Felix, mostra como o prefeito Flávio Veras esqueceu-se de trabalha pela sua Secretaria Municipal de Educação, nos últimos sete anos.

Na Confraria da Boca Maldita, os rumores dão conta de que o prefeito Flávio Veras não é afeito a leituras clássicas e nuca leu um livro de literatura na vida, nem mesmo o Pequeno Príncipe. Como esperar políticas públicas eficientes na Educação macauense se o próprio prefeito não tem a devida educação?
 
Veja alguns problemas recorrentes, listados pelo professor Nazareno:

- A merenda, apesar da aquisição dos produtos, ainda é motivo de rejeição por parte dos alunos; o desjejum prometido não aconteceu em nenhuma escola.

- Algumas escolas, somente agora, estão completando o quadro docente, enquanto outras ainda não têm este quadro completo. Ainda permanece o problema da falta de merendeiras em alguns turnos, o que implica a dispensa das crianças antes do horário normal (a Escola Lions Club é um exemplo).

- A prometida climatização das salas de aula não aconteceu em nenhuma escola, causando problemas, em virtude da colocação de forros de PVC e fechamento de janelas, aumentando drasticamente o calor dentro das salas de aula.

- As quadras poliesportivas, prometidas todo ano, a cada início do ano letivo, ainda não apareceram em nenhuma escola.

- Nenhuma escola tem um laboratório de informática funcionando como fora prometido pelo prefeito.

- A gratificação dos diretores de escolas não está sendo feita. O pagamento dos diretores, de acordo com o número de aluno, previsto no tal “projeto nossa educação melhor” ainda não saiu do papel (fora prometido R$3,00 por cada aluno matriculado).

- O tal “domingo na escola” não está acontecendo em nenhuma escola, como prometido.
- A mudança de nível de mais de 60 (sessenta) profissionais do magistério, prometida em 2011, não aconteceu.

- O pagamento do piso salarial nacional aos professores não está sendo cumprido de acordo com a lei.

- Dos R$150,00 prometidos aos funcionários que aderissem ao projeto de melhoria da renda, apenas R$50,00 é repassado nos contracheques.

- O Complexo Padre João Penha Filho, que de acordo com as promessas, deveria já estar funcionando, sequer tem uma data prevista para conclusão...
 
Fonte: www.macauemdia.blogspot.com   acessado em 14.04.2012

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Macau: "E quanto vale a vida de um macauen$e?" Por Sirleide Lima


Sirleide Lima



E quanto vale a vida de um macauen$e??

Recentemente a cidade de Macau poderia ser contemplada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência(SAMU), o que seria um grande avanço na área de
saúde da cidade. É isso aí! Poderia...seria...

Uma cidade que recebe tantos milhões de royalties mensalmente alega que a implantação da SAMU implicaria em altos custos para os cofres públicos. Absurdo!! E quanto custa a vida de um macauen$e??! Isso importa??

Macau tem um grande histórico de pessoas que morreram a caminho da capital por falta de atendimento imediato na saúde do município. E as ambulâncias funcionam precariamente. Talvez a implantação de um atendimento de urgência na cidade ajudasse a resolver esse problema. É, talvez...

Macau nunca teve o atendimento de saúde que merece ter. Sempre há motivos de divergências políticas para que a saúde na cidade seja desfavorecida. E todo mundo sabe que a cidade possui recursos mais que suficientes pra manter um serviço de qualidade na saúde pública. Aqui já era pra ter SAMU, UTI, ambulâncias decentes, equipamentos de qualidade...

Infelizmente Educação e Saúde nunca foram prioridades na terra das salinas. Na verdade nem o cidadão macauense é prioridade quando se questiona o preço de sua vida. Difícil dizer quanto custa a vida de um macauen$e, mas há quem diga que sabe o preço do voto de cada um...

Dignidade, integridade, honestidade, respeito e VIDA não têm preço!!
2012, Ano de eleição, vamos ficar atentos aos candidatos...



Fonte: Facebook Cyber-Macau

terça-feira, 10 de abril de 2012

Descaso: Leitos de UTI são insuficientes no RN

Por Roberto Lucena - Repórter


Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de apenas 10 leitos pediátricos de UTI
  Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de apenas 10 leitos pediátricos de UTI 


No Rio Grande do Norte existem hoje 47 leitos de UTI neonatal e outros 26 pediátricos. Este número, considerado baixo, põem em risco a vida de mães, bebês e crianças. Além da inexistência de estrutura física adequada nos hospitais e maternidades potiguares, o número de profissionais especializados é outro fator preocupante. Devido às deficiências, uma criança de três anos faleceu, sábado passado, no  Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.



A morte da criança, de acordo com médicos que atendem em hospitais públicos estaduais, não é um caso isolado. Segundo informações, o menino que era natural de Mossoró, chegou à unidade médica localizada no Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, com problemas respiratórios e precisava ser transferido para um leito de UTI pediátrico. No Maria Alice, as dez vagas existentes estavam ocupadas. A espera pela vaga durou menos de 24 horas. A criança não resistiu. "Esse tipo de situação, infelizmente, acontece quase que corriqueiramente no Estado. Não temos vagas em quantidade suficiente. Esse é um problema sério", afirmou o anestesiologista José Mádson Vidal, que estava de plantão no momento em que a criança deu entrada no hospital pediátrico.

De acordo com o médico, caso tivessem transferido o paciente, a morte poderia ter sido evitada. "Ele estava interno de forma incorreta. O correto seria um leito de UTI", disse. Os dez leitos existentes no hospital estavam ocupados. Da mesma forma, os leitos de UTI pediátrica disponíveis no hospital Varela Santiago e Walfredo Gurgel também estavam ocupados.

Para discutir a situação, uma reunião será realizada hoje, a partir das 19h, na sede da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sociedade de Pediatria do RN e Governo do Estado foram convidados. "A sociedade precisa fazer alguma coisa. A ferida está aberta e é hora de discutir e encontrar alguma solução", disse José Madson.

Fonte: Tribuna do Norte    10.04.2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Procurador Geral Eleitoral,Roberto Gurgel decide manter PSD sem fundo partidário e tempo de TV


09/04/2012 | 17:05
Foto

PROCURADOR GERAL ROBERTO GURGEL




O procurador geral eleitoral, Roberto Gurgel, proferiu nesta segunda (9) um parecer onde determina que o Partido Social Democrático (PSD) não terá direito à parcela do fundo partidário. A legenda ficará também sem tempo de TV proporcional à sua bancada. Desta forma, Gurgel decidiu não acolher nenhuma das argumentações apresentadas pelo PSD. A tese da "portabilidade dos votos proporcionais" foi afastada pela Procuradoria, que decidiu ainda pelas impugnações apresentadas pelos partidos políticos ao pedido do PSD. Segundo a decisão, "a representação [partidária], para efeito do direito pleiteado, é aquela decorrente da disputa eleitoral, da qual haja o partido político participado regularmente" – o que não é o caso do PSD, que ainda não participou de nenhuma eleição para a Câmara dos Deputados


Fonte: claudiohumberto.com    09/04/2012  

Estudo mapeia efeito de cocaína no cérebro


pesquisa sobre o cérebro
A autora da pesquisa afirmou que “sabendo os efeitos que são provocados, podemos pensar em formas de bloquear e reverter o processo
Adolescentes podem exigir abordagens diferentes das utilizadas em adultos para o tratamento de dependências químicas, já que seus cérebros são mais sensíveis aos efeitos da droga e têm danos diferentes nas vias neuroquímicas. Conforme a Agência USP, a compreensão desse funcionamento surgiu a partir de um estudo do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), que fez um mapa da ação de duas proteínas no sistema nervoso de camundongos adultos e adolescentes submetidos a injeções de cocaína. 
A autora da pesquisa, Maria Cristina V.R. Maluf, graduada em Farmácia-Bioquímica pela USP, afirmou que “"sabendo os efeitos que são provocados, podemos pensar em formas de bloquear e reverter o processo". O trabalho integra estudos desenvolvidos no Laboratório de Neuroquímica e Farmacologia Comportamental, que pretende identificar os efeitos dasdrogas nas funções neuroquímicas dos adolescentes. Por enquanto, as pesquisas restringem-se a álcool (etanol) e cocaína.

Fonte: exame.abril.com.br  05/04/2012

Macau: Após denúncia, GTO prende acusado de tráfico de drogas em Macau


Após denúncia, GTO prende acusado de tráfico de drogas


Da redação com informações de Eduardo Dantas

Foi preso em flagrante nesse sábado (07), pela Guarnição de serviço do Grupo Tático Operacional (GTO), no município de Macau, José Arimatéia da Silva, conhecido como “Zé Mago”, acusado de tráfico de drogas. Contra ele já existia um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juiz de Direito da Comarca de pendência desde a operação realizada no dia 03 de março. Neste dia, a Polícia Militar juntamente com a Polícia Civil realizou várias prisões, mas não conseguiu localizar Zé Mago.

Segundo o Comandante da guarnição de serviço do GTO, populares informaram via 190 que “Zé Mago” estava naquele momento vendendo drogas na comunidade conhecida com Pendência de cima. Na ocasião, o GTO se deslocou até o local indicado e se deparou com o acusado acompanhado de outro cúmplice,Francisco Canindé da Silva, popularmente conhecido por Nino, que também estava portando uma pedra de crack dentro de uma caixa de fósforo.

Os dois acusados foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Civil em Macau para oficializar o flagrante pelo Delegado Dr. Antonio Pinto, onde ficarão presos a disposição da Justiça.
Fonte: DN online

sábado, 7 de abril de 2012

Cientista garante que a verdade sobre ETs será revelada em breve

WASHINGTON - O físico Stanton Friedman, que trabalhou por décadas em desenvolvimento de foguetes para algumas das maiores agências espaciais do planeta, diz que os alienígenas existem, estão nos visitando há muito tempo e que essa verdade será revelada em breve. "Alguns óvnis são espaçonaves inteligentemente controladas, e essa é a maior história do milênio. Estou convencido de que estamos lidando com um Watergate cósmico", diz Friedman. As informações são do Live Science.

Friedman afirma que há duas razões principais para que as fortes evidências de aliens não sejam conhecidas melhor. A primeira seria uma suposta grande conspiração que perdura há décadas e que envolveria oficiais de alto escalão. De acordo com ele, a outra é que cientistas que podem exibir essas evidências estão com medo, não apenas daqueles que participam da suposta conspiração, mas também de admitir que a ciência estava errada.

Por outro lado, o físico diz acreditar que a verdade sobre os óvnis será revelada em breve. "Eu continuo otimista, antes de morrer, e eu tenho 75 anos, eu vou pegar pelo menos uma parte dessa história, de que não estamos sozinhos no universo", diz o pesquisador.

Friedman se junta a um grupo de cientistas e famosos que está convencido de que existe vida extraterrestre inteligente e que esta já chegou até nós.

Junto com o físico, está o astronauta Edgar Mitchell, que participou do programa Apollo, que também afirma que os aparecimentos de ETs é escondida pelos governos (o próprio Mitchell disse nunca ter visto um óvni, mas acredita no alien de 1947 em Roswell, no Novo México).

Segundo a reportagem, outro defensor de que os ETs existem é o psiquiatra John Mack, ex-professor da Universidade de Harvard, que passou anos estudando pessoas que dizem ter sido abduzidas, sondadas e sofrido experimentos de aliens.



Fonte: Portal Terra