Por Roberto Lucena - Repórter


Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de apenas 10 leitos pediátricos de UTI
No Rio Grande do Norte existem hoje 47 leitos de UTI neonatal e outros 26 pediátricos. Este número, considerado baixo, põem em risco a vida de mães, bebês e crianças. Além da inexistência de estrutura física adequada nos hospitais e maternidades potiguares, o número de profissionais especializados é outro fator preocupante. Devido às deficiências, uma criança de três anos faleceu, sábado passado, no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.
A morte da criança, de acordo com médicos que atendem em hospitais públicos estaduais, não é um caso isolado. Segundo informações, o menino que era natural de Mossoró, chegou à unidade médica localizada no Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, com problemas respiratórios e precisava ser transferido para um leito de UTI pediátrico. No Maria Alice, as dez vagas existentes estavam ocupadas. A espera pela vaga durou menos de 24 horas. A criança não resistiu. "Esse tipo de situação, infelizmente, acontece quase que corriqueiramente no Estado. Não temos vagas em quantidade suficiente. Esse é um problema sério", afirmou o anestesiologista José Mádson Vidal, que estava de plantão no momento em que a criança deu entrada no hospital pediátrico.
De acordo com o médico, caso tivessem transferido o paciente, a morte poderia ter sido evitada. "Ele estava interno de forma incorreta. O correto seria um leito de UTI", disse. Os dez leitos existentes no hospital estavam ocupados. Da mesma forma, os leitos de UTI pediátrica disponíveis no hospital Varela Santiago e Walfredo Gurgel também estavam ocupados.
Para discutir a situação, uma reunião será realizada hoje, a partir das 19h, na sede da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sociedade de Pediatria do RN e Governo do Estado foram convidados. "A sociedade precisa fazer alguma coisa. A ferida está aberta e é hora de discutir e encontrar alguma solução", disse José Madson.
Fonte: Tribuna do Norte 10.04.2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário