terça-feira, 10 de abril de 2012

Descaso: Leitos de UTI são insuficientes no RN

Por Roberto Lucena - Repórter


Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de apenas 10 leitos pediátricos de UTI
  Hospital Maria Alice Fernandes dispõe de apenas 10 leitos pediátricos de UTI 


No Rio Grande do Norte existem hoje 47 leitos de UTI neonatal e outros 26 pediátricos. Este número, considerado baixo, põem em risco a vida de mães, bebês e crianças. Além da inexistência de estrutura física adequada nos hospitais e maternidades potiguares, o número de profissionais especializados é outro fator preocupante. Devido às deficiências, uma criança de três anos faleceu, sábado passado, no  Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes.



A morte da criança, de acordo com médicos que atendem em hospitais públicos estaduais, não é um caso isolado. Segundo informações, o menino que era natural de Mossoró, chegou à unidade médica localizada no Parque dos Coqueiros, zona Norte de Natal, com problemas respiratórios e precisava ser transferido para um leito de UTI pediátrico. No Maria Alice, as dez vagas existentes estavam ocupadas. A espera pela vaga durou menos de 24 horas. A criança não resistiu. "Esse tipo de situação, infelizmente, acontece quase que corriqueiramente no Estado. Não temos vagas em quantidade suficiente. Esse é um problema sério", afirmou o anestesiologista José Mádson Vidal, que estava de plantão no momento em que a criança deu entrada no hospital pediátrico.

De acordo com o médico, caso tivessem transferido o paciente, a morte poderia ter sido evitada. "Ele estava interno de forma incorreta. O correto seria um leito de UTI", disse. Os dez leitos existentes no hospital estavam ocupados. Da mesma forma, os leitos de UTI pediátrica disponíveis no hospital Varela Santiago e Walfredo Gurgel também estavam ocupados.

Para discutir a situação, uma reunião será realizada hoje, a partir das 19h, na sede da Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Representantes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Sociedade de Pediatria do RN e Governo do Estado foram convidados. "A sociedade precisa fazer alguma coisa. A ferida está aberta e é hora de discutir e encontrar alguma solução", disse José Madson.

Fonte: Tribuna do Norte    10.04.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário