quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Macau sem igual, por Woden Madruga colunista da Tribuna do Norte



 Woden Madruga

19 de Fevereiro de 2013

A prefeitura de Macau publicou um anúncio de página inteira, no primeiro caderno da Tribuna do Norte, edição de domingo, para anunciar que a sua cidade realizou o maior carnaval do Rio Grande Norte, reunindo mais de 300 mil foliões! Macau é um fenômeno mundial. Duas semanas antes do Rei Momo atravessar as salinas de lá, li uma entrevista do prefeito falando sobre o carnaval que seria o maior do Estado, e a previsão era de um público em torno de 400 mil pessoas ( Na quinta-feira de cinzas, o Jornal de Fato, de Mossoró, registrava 400 mil foliões; a estimava era do prefeito macauese).  Derna de então coloquei Macau no meu radar. No anúncio de  página inteira, a prefeitura baixou para “mais de 300 mil pessoas”. Aliás, o texto da publicidade é uma joia de imaginação. Mas isso é outra história.

Procurei meu caderno de Geografia. Macau é uma ilha, Ilha de Manoel Gonçalves, cercada de praias, mangues, salinas, praias pra cá, mangue pra lá, salinas acolá, estuário do rio Piranhas, águas de rios, riachos e de mar. Ilha pequena. Um grito da praia de cá, ouve-se sonoro na de lá. Mesmo assim, neste pequeno território, fez-se um carnaval com mais de 300 mil foliões!

Todo o município de Macau tem uma população de 28.986 pessoas, segundo o último recenseamento (2010) feito pelo IBGE. Mais ou menos 25% dessa população, ainda segundo o IBGE, vivem na zona rural. Na Ilha, portanto, deve ter uma população urbana em torno de 21 a 22 mil pessoas. Mas se contou nas ruas, segundo os números oficiais da Prefeitura, mais de 300 mil foliões. Impressionante. Macau é fenomenal, sem igual.

Quantos hotéis, pousadas, pensões, albergues, flats, tem a ilha de Manoel Gonçalves para poder abrigar tanta gente? Faço a pergunta por que, abrindo o saite oficial do Governo do Ceará, fiquei sabendo que Fortaleza recebeu durante todo o carnaval 93 mil turistas. Fortaleza tem uma população de 2 milhões e 500 mil habitantes, é a quinta capital mais populosa do país. Me deu, então, uma cócega para comparar o carnaval de Fortaleza (o segundo  maior destino turístico do Nordeste, abaixo apenas de Salvador) com o fantástico carnaval de Macau, que recebeu 4 vezes mais turistas do que a capital alencarina. Macau, sem igual!

Mais: num carnaval de quatro dias Macau recebeu  a visita de turistas-foliões cujo total anunciado corresponde a toda a população de Mossoró e mais cem mil foliões, de quebra. Pelo censo de 2010, a terra da governadora Rosalba Ciarlini, que não foi a Macau, tem 259 mil habitantes, incluindo a zona rural. Pelo que se deduz a Prefeitura de Macau tem excelentes e hábeis contadores. Vê-se pelo anúncio de página inteira, que sim...

Fonte: Tribuna do Norte, 19.02.2013.

Pergunta que não quer calar...

Seré que estão querendo justificar o gasto anunciado, em torno de 4 milhões, com o carnaval?  Por que tanta nessecidade em tal justificativa? Era necessário um gasto de 4 milhões pra tal evento?  Macau não teria outras necessidades? Será que as áreas da saúde, da educação, da habitação, emprego e renda, ação social etc. não estão necessitando de investimentos? Ficam as perguntas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário