segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Momentos de emoção e tristeza na homenagem ao Sd. M Costa







Caros companheiros policiais militares,

É com bastante emoção e com sentimento de pesar que me dirijo aos senhores para comentar acerca da morte de mais um de nós, Sd M. Costa do 1º Bpm, que tombou morto no cumprimento de seu dever constitucional, qual seja defender a sociedade “mesmo com o risco da própria vida”.

Quero, também, me solidarizar com o Sgt Emanuel que foi atingido na mesma circunstância, porém, graças a Deus, não corre risco de morte.

Bravos policiais militares. E porque não dizer: heróis. Sim heróis.

Excluindo os que se utilizam da profissão para praticarem desvio de conduta, o restante, que é a maioria, enfrentam adversidades de toda ordem: baixo salário, formação deficiente, falta de estrutura, chuva, sol, finais de semana, feriados, assédio moral etc.

Dessa forma, aos que criticam a ação dos policias nessa ocorrência, quero dizer que ainda que tivéssemos a melhor formação do mundo, não se conseguiria prevê o caso concreto, no máximo se consegue minimizar os erros, mas nunca existirá uma técnica que abarque todos os casos concretos, principalmente numa sociedade complexa e em constante mudança por que passa a sociedade brasileira.

O que resta, a sociedade brasileira, é reconhecer a importância do trabalho peculiar exercido pelos policiais militares e buscar, junto aos poderes constituídos: legislativo e executivo, principalmente, um tratamento digno, que se enquadre na nova conjuntura política brasileira, com vistas a uma melhor prestação de serviço, na área de segurança pública, aos cidadãos brasileiros.

Portanto, senhores policiais militares, aproveito a oportunidade para instigar os senhores a uma reflexão sobre nossa consciência política. Necessitamos de representantes nas esferas do poder, principalmente, no legislativo estadual, onde se tem condições de propor mudanças substanciais e de melhoria para nossa categoria. Reflitam, pensem! Unidos somos fortes.

Que Deus proteja a todos.



José Marlon Filgueira da Costa,2º Sgt PM

Nenhum comentário:

Postar um comentário