quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ABUSO,DESPREPARO E DESRESPEITO AO CIDADÃO


 
"Nasci perfeito e agora estou deficiente". É assim que Fernando Mendonça de Moura, de 35 anos, define sua vida após ser espancando por policias militares durante um comício em Carnaúba dos Dantas, região Seridó no dia 1º de outubro deste ano. Fernando perdeu a visão total do olho esquerdo após ser espancado na calçada de sua rua. O caso está sob a responsabilidade da Promotoria de Acari, enquanto a Corregedoria faz a sindicância disciplinar dos agressores.

Fernando Mendonça de Moura perdeu a visão total do olho esquerdo após ser espancado por policiais. Com a visão comprometida, Fernando aguarda pela punição dos policiais, que foram apenas transferidos e continuam em serviço. Após ser espancado, a vítima procurou o Instituto Técnico Científico de Polícia (ITEP) para fazer o exame de corpo de delito. No exame foi constatado que a contusão era irreversível. "De acordo com o laudo, nem transplante resolve mais. Houve hemorragia interna, danos na retina e cristal do olho. Toda a visão do olho esquerdo está condenada", contou Fernando.

Sob a companhia de João Maria, Presidente do Conselho Estadual da Paz, a vítima já se reuniu com representantes da Corregedoria da Polícia Militar, que encaminhou o caso para o Ministério Público Estadual. Em Natal, a investigação está sendo feita pela Promotoria de Justiça de Investigação Criminal e Controle Externo da Atividade Polícia. Para João Maria, os agressores não podem escapar impunes. “Estou vendo tudo de perto. Esse rapaz foi torturado. É uma pessoa sem formação que está precisando de ajuda. Semana passada ele quase entrou em depressão", explicou.

Até hoje Fernando guarda sequelas da agressão. "Sinto muitas dores ainda. Domingo eu precisei deitar, porque não aguentava mais de tanta dor", revelou. Além disso, o espancamento também trouxe efeitos psicológicos da vítima. Segundo João Maria, os ferimentos vão além da perda total da visão do olho esquerdo. "Agora ele fica acordando assustado durante a noite, se treme e acha que está sendo perseguido", disse João Maria. Fernando não trabalha mais e vive apenas do dinheiro que já tinha guardado, enquanto procura ajuda psicológica nas universidades.

Segundo médico, contusão no olho esquerdo é irrevesível.

Fernando Mendonça de Moura sofreu um espancamento na madrugada do dia 1 de outubro durante um comício em Carnaúba dos Dantas. Pouco antes, ele havia tomado três cervejas e se envolvido em uma discussão com outro rapaz. Segundo Fernando, a polícia foi chamada e, com medo, ele resolveu fugir. “A polícia foi chamada e eu corri com medo. Dois PMs me pegaram na calçada e me bateram muito", contou.

Fonte tribuna do norte

 Digo:

Claro que a culpa também é dos governantes,pois têm sedo ineficientes no gerenciamento da segurança pública.

Na verdade falta tudo para os operadores da segurança pública: condições de trabalho,treinamento continuado,formação voltada para os direitos humano,salário digno e,principalmente,nos dias de hoje,uma formação menos militarizada e mais humanista,pois somos seres humanos e não animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário