domingo, 30 de agosto de 2009

Crônica

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes(padroeira de Macau)

       É com muito orgulho que me recordo,com saudade,desse evento Religioso. Manhã de céu limpo,de brigadeiro como dizem,o ano se não estou enganado 1975,mês de agosto,Macau. Rua Tenente Victor,onde morava,se não me falha a memória número 112. Casa de dona Lola,minha avó querida! Vizinho a casa de tia Iolanda.      
       Ao me deslocar para o evento,passo pela rua D.Pedro II,onde morava minha tia Florinda,irmã mais velha do meu pai,entro num bêco e sigo me deparando com a rua Pereira Carneiro,em frente à rodoviária de Macau,na praça da conceição,onde esperavamos na época,com grande euforia, parentes que vinham geralmente de Natal. Ando mais um pouco e chego ao prédio do Banco do Brasil,ao lado da saudosa escola Estadual Duque de Caxias,onde estudei e tenho boas lembras: professora dona Arlete,as brincadeiras no pátio,onde simulávamos, eu e meus amigos, jogar bola com uma garrafa de água mineral etc. Passando entre a escola e o Banco do Brasil chego numa rua que não sei e nem sabia na época o nome,porém, é a rua que dá acesso ao trapiche,onde ocontecia o embarque e desembarque das pessoas que iam participar da procissão no mar. Aquelas enormes barcaças,lotadas de gente. Era uma coisa bastante interessante para mim. Que saudade desse tempo! Cidade pacata,todos se conheciam. Infância saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário