segunda-feira, 6 de maio de 2013

Municípios de pequeno porte têm até dia 27 para cumprir lei da transparência


Brasília - Termina no dia 27 de maio o prazo para que os municípios com menos de 50 mil habitantes atendam às exigências da Lei da Transparência. Aprovada há quatro anos pelo Congresso, a Lei Complementar 131 determina a publicação, em meio eletrônico de acesso público, das informações sobre a execução orçamentária e financeira dos entes federados. Muitos municípios, no entanto, sequer têm portal na internet. Autor do projeto que deu origem à lei, o senador João Capiberibe (PSB-AP) diz considerar que o prazo dado às cidades menores foi suficiente para que se adequassem às exigências, lembrando ainda que o acesso à tecnologia está mais fácil atualmente.

Pedro França/Agência SenadoAutor do projeto que deu origem à lei, senador João Capiberibe considera razoável prazo dado às cidades para modernização Autor do projeto que deu origem à lei, senador João Capiberibe considera razoável prazo dado às cidades para modernização

“A facilidade que a tecnologia criou para essa comunicação na rede mundial de computadores é enorme. Então não tem como os prefeitos tentarem se justificar arguindo dificuldades tecnológicas para cumprir a lei. Isso é descuido mesmo”, disse ele.

O secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco, diz não ser difícil antever as dificuldades. “Receio que isso [o cumprimento da lei à risca] não vai acontecer porque os municípios, embora tenham tido um prazo longo, desde 2009, muito provavelmente não se prepararam para essas mudanças”, lamenta-se.
 
Leia mais   http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/municipios-de-pequeno-porte-tem-ate-dia-27-para-cumprir-lei/249478

Nenhum comentário:

Postar um comentário