quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ABUSO DE AUTORIDADE NA PM RN



O caso ocorrido em Nova Cruz/RN é mais um, entre tantos, cometidos por oficiais e reflete uma cultural organizacional que tem origem num militarismo arcaico,fruto de uma ditadura militar que vigeu, em nosso País, por um período de longos 20 anos, desrespeitando os direitos da sociedade brasileira.
Esse prática está enraizado nas instituições policiais militares como um câncer que precisa ser extirpado e combatido,pois contamina toda corporação e reflete na prestação de serviço ao cidadão,ferindo de morte um dos fundamento mais elementares do Estado Democrático de Direito que é a Dignidade da Pessoa Humana.

É muito clara a necessidade de mudanças nas corporações policiais militares, basta observar às notícias veiculadas pela imprensa de uma forma geral.

A polícia militar é a instituição que menos evoluiu em relação à humanização de suas práticas,inclusive, a principal: prestação de serviço ao cidadão.

Essa cultura organizacional,impregnada na corporação,força a prática do autoritarismo, pois dá ênfase ao ego dos comandantes, em detrimento ao profissionalismo dos comandados,pondo em risco a eficiência de tão nobre instituição e,também, provocando situações constrangedoras, humilhantes.

As instituições policiais militares estão sendo questionadas a todo momento e seus administradores não conseguiram se reciclar para se moldar a atual conjuntura social-democrática por que passa no País.

O militarismo autoritário não combina com democácia. O garantismo de nossa Constituição se choca fortemente com as práticas anti-democratica das policias militares brasileiras. É imperativo as mudanças.

Sempre que falo sobre a nossa polícia militar me torno repetitivo, pois coloco como fatores que podem fazer essa instituição presta um melhor serviço ao cidadão, os seguintes pontos: mudança na cultura organizacional,mudança na legislação (código de ética,estatuto),salário,dedicação exclusiva e treinamento contínuo.

Sem isso, ficaremos sempre “chovendo no molhado”,não teremos condições de prestar um bom serviço à sociedade.



“a injustiça que se faz a um,é a ameaça que se faz a todos"

Montesquieu

Nenhum comentário:

Postar um comentário