sábado, 22 de maio de 2010





CONSCIÊNCIA POLÍTICA: UMA NECESSIDADE



Por José Marlon Filgueira da Costa*



Irmãos,policiais militares do RN,é chegada à hora de nos juntarmos em prol de nossa causa,qual seja melhores salários,melhores condições de trabalho,capacitação permanente e uma prestação de serviço de qualidade,digna dos cidadãos norteriograndenses.

Assim como os cidadãos vão as urnas para escolherem seus representantes,nós,também,cidadãos pertencentes à classe policial militar devemos fazê-lo. Porém,com uma diferença,além escolhermos nossos representantes de uma forma genérica,devemos também escolher os nossos representante nos três níveis de poder: Municipal,Estadual e Federal.

Precisamos focar nos nossos representantes legítimos,ou seja, precisamos concentrar nosso voto,além de buscar em nossos familiares a consciência de nos ajudar nessa empreitada, naqueles que têm origem em nossa classe.

Por quê? É muito claro, porque só eles têm condições de entender nossos problemas, nossa realidade, pois sentiram, e ainda sentem, na pele, as discriminações, as humilhações e com certeza terão mais estímulo para nos defender e nós teremos muito mais legitimidade para cobrar.



Decepções acontecem, o risco existe de qualquer maneira, seja ele representante da classe ou não. Então por que não correr o risco, faz parte do processo democrático, necessário ao amadurecimento da nossa consciência política.

No nossoEstado,mais precisamente em Natal, num passado recente, tivemos decepções, mas no presente temos um bom exemplo e devemos estimulá-lo, seja em virtude dos que já estão de alguma forma no poder ou qualquer outro que se apresente como aspirante à representante da classe, desde que possua conduta condizente perante nós e a sociedade em geral.

Companheiros! Mudemos essa cultura do coitadinho esperando migalhas dos políticos que não compreendem nossos anseios, nossas necessidades.

Numa democracia a forma mais adequada e eficiente,de fato,para mudarmos nossa realidade é através da política. São os políticos quem decide os rumos do nosso Município,Estado e do nosso País,e,por consequência,das Instituições Públicas nas quais nos inserimos como profissionais de Segurança Pública.

Portanto, companheiros, se tem um momento que precisamos marchar unidos, esse momento chama-se eleição!

Não há outra forma, irmãos de farda, de nos libertar das humilhações por que passamos por falta de políticas dignas para nossa classe.

Uni-vos! Juntos seremos fortes,alcançaremos nossos objetivos. Desunidos não chegaremos a lugar nenhum!


*2º Sgt PM Filgueira,lotado no 4º BPM



Um comentário:

  1. Meu nobre amigo Marlon,

    Já faz algum tempo que não tenho a oportunidade de falar e ver esse cidadão profissional policial militar, que aprendi a gostar desde o momento em que ingressamos juntos nessa batalha árdua que é estar policial militar.

    Em 1993, ingressamos via concurso público nas fileiras dessa corporação, sofremos, suamos a camisa, enfrentamos muitas coisas para estarmos aqui hoje, participando livremente dessa ferramenta inteligente e útil, chamada de internet.

    Caro amigo Marlon, juntos somos fortes, pois a Bíblia fala que o cordão de três dobras, é praticamente impossível de se romper, quando é seguro por Deus.

    Então chegamos aqui e diante da oportunidade de nos transformarmos em algo melhor, mais bem estruturado e bem mais remunerado, concordo plenamente com você, devemos saber escolher, e, escolher bem, não há mais tempo para cometermos erros primários, como já aconteceu recentemente.

    Hoje, temos mais uma oportunidade, pois existem vários instrumentos, os quais estão a nossa porta, pois os que tentaram calar esses instrumentos, não se aperceberam que um dia a nossa força de coesão iria aflorar e prevalecer.

    A PEC 300/446, semana que vem vai ser finalmente resolvida, pois não há mais tempo e nem como protelarem isso.

    O Escalonamento vertical(Plano de Cargos e Salários), vai se estabelecer dentro em breve, pois voltou a pauta(ou a porta) do Governo para que sejamos ressarcidos.

    Melhores condições de trabalho, com as recentes mudanças, na carga horária, nas criações de áreas de atuação, deixando o teatro de operações mais bem organizado.

    A questão das promoções, muitos terão a oportunidade de ascender em suas carreiras, mesmo que seja tardiamente, e, ainda é claro que não é aquilo que queremos totalmente, mas já é um avanço.

    Temos candidatos policias militares, se lançando a uma cadeira no Legislativo Estadual, e, quem sabe no Federal, a exemplo de outros Estados.

    Temos que seguir exemplos, como o do Estado de Sergipe, que conseguiu uma vitória salarial ímpar recentemente, passando a pereceber um salário base de R$ 3.200,00, inicialmente.

    Ou seja, temos que realmente estarmos conscientes daquilo que almejamos e lutamos, pois creio que chegou a nossa vez, vamos à vitória.

    Um forte abraço a todos os amigos policiais militares deste Estado e a todos os batalhadores pela PEC 300/446, aqui e em Brasília, nas galerias do Congresso Nacional.

    E em especial no amigo Marlon.

    Se o amigo, assim o desejar pode publicar esse depoimento também no Blog do Cb Heronides.

    Um forte abraço!

    Getúlio Medeiros - Sgt PM
    getulio80_s@hotmail.com

    ResponderExcluir