domingo, 17 de outubro de 2010

Caso Guarapes: humilhação ou incompetência?

O caso, ocorrido no bairro Guarapes, em nossa capital,onde policiais militares foram obrigados a soltar um traficante,nos revela a humilhação por que passaram os PMs e,também,a incompetência da nossa valorosa e querida instituição,provocada por falta de compromisso dos nossos governantes,de agora e de antes,com a segurança da população norteriograndese.

Por que humilhação? Hora senhores! Tem coisa mais humilhante para um profissional de segurança pública,principalmente aquele que está na “ponta”, “cara a cara” com a criminalidade e a violência,dá voz de prisão a um transgressor da lei e ser obrigado a soltá-lo,pois não teve o necessário apoio por parte da instituição,nem estava devidamente preparado para tal circunstância. Claro que não!

Diante dessa reflexão, só resta à seguinte conclusão: incompetência! Sim,senhores! É isso mesmo! Com todas as letras “i-n-c-o-m-p-e-t-ê-n-c-i-a”,fruto da falta de compromisso dos nossos governantes com a segurança da população. Reflita. Qual o plano de segurança pública para nosso Estado? Qual o plano de valorização dos policiais? Onde está o plano de capacitação e aperfeiçoamento profissional dos gestores e operadores de segurança pública? Cadê a estrutura para os policiais exercerem seu dever constitucional com eficiência,respeitando a dignidade do cidadão? Onde está o plano de melhoramento do sistema carcerário?

O que vemos,por parte dos gestores, são atitudes pontuais,inócuas,pífias que não encaram a criminalidade de forma efetiva.

Portanto precisamos de uma política de segurança pública que encare a criminalidade e a violência com firmeza e seriedade,mas sem esquecer da valorização e da capacitação profissional,da estrutura adequada, e,igualmente importante,de uma agressiva política social inclusiva que abarque a criança, jovem,o pai de família,os idosos e as minorias etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário