sábado, 30 de outubro de 2010

Para reflexão

"Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."

( DARCY RIBEIRO )

O confronto causado pelo descaso do então Governador Paulista e pretendente a o cargo de Presidente da República,José Serra.



Pensem antes de votar,companheiros policiais militares,pois esse fato, ocorrido em São Paulo, reflete a atitude arrogante e intransigente,além da pouca ou nenhuma habilidade em lidadar com a área da segurança pública, do candidato José Serra. Imagine o que ele vai fazer para barrar a PEC 300 e qualquer outra reivindicação dos operadores de segurança pública

Tributo à Polícia

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Senhores,




Com isenção de ânimo e sem paixões políticas, conhecer indicadores sociais e econômicos publicados pelo Jornal “The Economist”, comparando os Governos FHC e Lula.

A diferença e muito grande... É bom lembrar. LEIAM O QUE FOI PUBLICADO NO JORNAL THE ECONOMIST
The Economist publicou!  Situação do Brasil antes e depois:





Nos tempos de FHC                                                            Nos tempos de LULA



Risco Brasil

2.700 pontos                                                                                200 pontos



Salário Mínimo

78 dólares                                                                                     210 dólares



Dólar

Rs$ 3,00                                                                                        Rs$ 1,78



Dívida FMI

Não mexeu                                                                                     Pagou



Indústria naval

Não mexeu                                                                                    Reconstruiu



Universidades Federais Novas

Nenhuma                                                                                        10



Extensões Universitárias

Nenhuma                                                                                        45



Escolas Técnicas

Nenhuma                                                                                        214



Valores e Reservas do Tesouro Nacional

185 Bilhões de Dólares Negativos                                                   160 Bilhões de Dólares Positivos



Créditos para o povo/PIB

14%                                                                                                 34%



Estradas de Ferro

Nenhuma                                                                                          3 em andamento



Estradas Rodoviárias

90% danificadas                                                                                70% recuperadas



Industria Automobilística

Em baixa, 20%                                                                                   Em alta, 30%



Crises internacionais

4, arrasando o país                                                                             Nenhuma, pelas reservas acumuladas.



Cambio

Fixo, estourando o Tesouro Nacional.                         Flutuante: com ligeiras intervenções do Banco Central



Taxas de Juros SELIC

27%                                                                                                   11%



Mobilidade Social

2 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza               23 milhões de pessoas saíram da linha de pobreza



Empregos

780 mil                                                                                               11 milhões



Investimentos em infraestrutura

Nenhum                                                                                  504 Bilhões de reais previstos até 2010



Mercado internacional

Brasil sem crédito                                                                       Brasil reconhecido como investment grade



ACORDA BRASIL! ""






PSDB OUTRA VEZ NÃO!!


PELO AMOR DE DEUS!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Caso Guarapes: humilhação ou incompetência?

O caso, ocorrido no bairro Guarapes, em nossa capital,onde policiais militares foram obrigados a soltar um traficante,nos revela a humilhação por que passaram os PMs e,também,a incompetência da nossa valorosa e querida instituição,provocada por falta de compromisso dos nossos governantes,de agora e de antes,com a segurança da população norteriograndese.

Por que humilhação? Hora senhores! Tem coisa mais humilhante para um profissional de segurança pública,principalmente aquele que está na “ponta”, “cara a cara” com a criminalidade e a violência,dá voz de prisão a um transgressor da lei e ser obrigado a soltá-lo,pois não teve o necessário apoio por parte da instituição,nem estava devidamente preparado para tal circunstância. Claro que não!

Diante dessa reflexão, só resta à seguinte conclusão: incompetência! Sim,senhores! É isso mesmo! Com todas as letras “i-n-c-o-m-p-e-t-ê-n-c-i-a”,fruto da falta de compromisso dos nossos governantes com a segurança da população. Reflita. Qual o plano de segurança pública para nosso Estado? Qual o plano de valorização dos policiais? Onde está o plano de capacitação e aperfeiçoamento profissional dos gestores e operadores de segurança pública? Cadê a estrutura para os policiais exercerem seu dever constitucional com eficiência,respeitando a dignidade do cidadão? Onde está o plano de melhoramento do sistema carcerário?

O que vemos,por parte dos gestores, são atitudes pontuais,inócuas,pífias que não encaram a criminalidade de forma efetiva.

Portanto precisamos de uma política de segurança pública que encare a criminalidade e a violência com firmeza e seriedade,mas sem esquecer da valorização e da capacitação profissional,da estrutura adequada, e,igualmente importante,de uma agressiva política social inclusiva que abarque a criança, jovem,o pai de família,os idosos e as minorias etc.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O que é pior? Um “bandido de toga” cometer um crime,um “bandido de paletó” ou um “bandido fardado”?

Uma colega do curso de Direito na UERN envia e-mail para a turma desabafando,pois presenciaou um "crime" cometido por um policial militar,onde ela não gravou o nº da VTR,nem faz questão de denunciar,porém,utiliza a segunte expressão em seu texto,se referindo aos PM: "bandido fardado",no singular mesmo.

Então digo:
 Esse comportamento presenciado e relatado por você,sem, no entanto, entrar em detalhes.  Já é conhecido da população,inclusive, exposto  na TV em rede nacional como o caso  “Rambo”(propina e execução) e, também, relatado no filme TROPA DE ELITE I,onde policiais militares vendem armas para bandidos,retratando a mais pura realidade entre outros inúmeros casos conhecidos.
Mas o desabafo em seu relato deve ser acompanhado de alguma atitude baseada nas ferramentas de controle social,entre elas o disque denúncia nº 0800 84-2999 da Secretaria de Defesa Social e Segurança Pública do RN. Não precisa se identificar,porém,os dados relativos aos fatos,incluindo nº da viatura,hora e local do ocorrido,o que aconteceu e como aconteceu,devem ser informados sem, no entanto, a pessoa se identificar. Dessa forma,no mínimo,esse pessoal será investigado.
Dito isso,gostaria de fazer um desabafo como PM há 17 anos. Sempre que um PM pratica desvio de conduta é facilmente taxado de “bandido fardado”,pode até ser o caso,mas ninguém pode ser condenado sem o devido processo legal,nem culpado sem o trânsito em julgado do processo.
Lembremos todos que o crime é inerente ao ser humano,por isso é que existem as normas. Para nos condicionar,pois vivemos em sociedade.
Portanto eu fico me perguntando. O que é pior? Um “bandido de toga” cometer um crime,um  “bandido de paletó” ou um “bandido fardado”? Não sei. Só sei de uma coisa: bandido é bandido,não acha?