quinta-feira, 29 de julho de 2010

Controle social da conduta dos policiais militares

Site da Polícia Militar permite que população faça denúncias contra PM

A página da Polícia Militar do Rio de Janeiro,na internet, conta com uma área onde a população pode fazer denúncias contra policiais militares. No Clique Denúncia, da Corregedoria Interna da PM você pode relatar alguma ocorrência de desvio de conduta de policiais.

Para fazer a denúncia, basta preencher os campos indicados com nome e e-mail, e escrever o que ocorreu. Depois, é preciso clicar no botão “enviar” para que a corregedoria receba o seu relato. Ao final, caso a operação tenha sido bem sucedida, o seguinte aviso vai aparecer no monitor: “Obrigado, seu e-mail foi enviado com sucesso!”

Fonte: G1
 
Digo eu: acho importante esse tipo de controle,porém,se faz necessário repensar o modelo de polícia que a população quer,pois no momento temos um aparelho policial dividido em militar e civil,não ocorrendo o ciculo completo de polícia, que tornaria mais eficiente essa atividade. Além, é claro, da falta de estrutura desses órgãos de segurança pública: CONDIÇÕES DE TRABALHO,EQUIPAMENTO,TREINAMENTO CONSTANTE E SALÁRIO DIGNO DE TÃO NOBRE FUNÇÃO,pois esses profissionais lidam diretamente com o cidadão,seja ele infrator ou não,deve receber, por parte do aparelho  policial do Estado, o devido tratamento em observação ao ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e a um dos fundamentos do Estado brasileiro que é A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA.
 
Devemos cobrar uma conduta adequada do policial,mas devemos,também,cobrar do Estado a sua responsabilidade por um aparelho policial devidamente treinado,equipado e bem pago,porque não adiante somente denunciar os maus policiais,pois muitos se excedem por falta de preparo e equipamento adequado,além,muitas vezes, de não se dedicarem exclusivamente a atividade policial por causa da necessidade de melhorar sua renda e viver dignamente.

Temos de entender que a ativiade policial é diferente de outras atividades,pois o erro pode comprometer à vida das pessoas,tendo em vista que a ferramente de trabalho do policial é uma arma de fogo. Daí a importância do treinamento e da dedicação exclusiva e de equipamento adequado à determinada situação de conflito.

Portanto lutemos por um aparelho  policial mais treinado,estruturado,equipado e humanizado,não busquemos somente o erro oportuno e pontual para criticar. A sociedade precisa entender que a maioria dos policiais são pessoas de bem,que buscam fazer o melhor,mas são seres humanos falíveis e só um bom preparo intelectual e técnico dp policial,aliado a uma boa remuniração,  terá condições de dar um tratamento digno aos seus cidadãos. Acorda Brasil!